Sardenha é um dos mais antigos pedaços de terra da Europa, com um rico legado de monumentos pré-históricos. Na ilha, existem entre 8.000 e 10.000 vestígios do período Nuraghi (1900 e 730 aC), incluindo torres circulares de guarda, edifícios e cemitérios.
Existem também monumentos pré-históricos chamados de ‘Domus de Janas’ (‘casas de fadas’) ou (‘di gianas’ (‘casas de bruxas’), desenvolvidos por uma cultura pré-Nuraghi de Ozieri, que floresceu entre 4000 AC e 3000 AC (ou c. 3.200 a 2.800 aC. As pessoas da cultura Ozieri estavam ocupadas com agricultura, criação de ovelhas, pedras e metalurgia.
Mais de mil túmulos de ‘Domus de Janas’ estão espalhados por toda a ilha, mas a maioria deles (cerca de 480) estão localizados na província de Sassari, no norte da Sardenha. No entanto, este tipo de tumbas antigas, relacionadas com a Sardenha, é apenas uma das muitas que podem ser encontradas na ilha.
Os túmulos da ‘Domus de Janas’ consistem em estruturas hipógenas talhadas na rocha, que foram construídas no subsolo ou em faces rochosas. A maior delas é a Necrópole de Anghelu Ruju, em Alghero com cavernas funerárias decoradas com uma leve camada de tinta vermelha e cabeças de touro estilizadas, símbolos da fertilidade masculina que representam a continuidade da vida. Acredita-se que o maior exemplo, conhecido como a Necrópole de Anghelu Ruju (com 38 túmulos), representa o estilo e a tradição pré-nurágica antes do florescimento da civilização nurágica na ilha.
Com base nos achados arqueológicos relatados nas escavações da Sardenha, é importante enfatizar que ferramentas exclusivas, evidências de trabalho em metal e objetos descobertos em cabanas individuais dos Ozieri, sugerem que a cultura era bem organizada e especializada.
Provavelmente, os maiores e mais elaborados túmulos de aspecto monumental pertenceram a chefes ou outras figuras proeminentes e, por isso, as estruturas guardam semelhanças com as de Creta.
A necrópole de Anghelu Ruju foi descoberta acidentalmente em 1903 e contém mais de 12 complexos separados de túmulos datados de 3300-2900 aC. Escavações expuseram os restos mortais, incluindo aqueles que foram embalsamados ou cremados.
Esculpidas nas rochas de granito (menos em calcário ou basalto), as tumbas consistem em uma ou várias salas circulares adjacentes, todas conectadas por uma sala central. Em sua estrutura, eles imitam casas comuns decoradas com colunas, batentes de madeira, vigas de telhado, alcovas, assentos e um símbolo religioso em forma de portas falsas que sinalizam uma passagem para o além.
O interior das câmaras descobertas pode variar de uma cabana arredondada com teto cônico ou triangular. As paredes eram geralmente decoradas com relevos mostrando a cabeça de um touro ou espirais que simbolizavam a Deusa Mãe e outros símbolos religiosos, como chifres de touro e protomas (representando a parte superior ou superior deste animal), um símbolo de Touro, que era acredita-se que protege o sono do falecido.
A chamada Bucrania (a caveira de um boi) esculpida em relevo colocada acima da entrada de uma tumba subterrânea datada da Cultura Ozieri da Sardenha (4.000 aC – Alghero, Sassari, Sardenha). Crédito da imagem: Marija Gimbutas
Na Sardenha, foram identificados 116 túmulos esculpidos na rocha com as paredes cobertas com bucrânia (representações de cabeças de gado e chifres), que há muito são considerados representações de uma divindade semelhante a um touro. Na velha arte europeia, a energia vital simbólica, subindo da cabeça de vaca ou de touro ou dos chifres sagrados, representa uma nova vida renascida.
Outras decorações das paredes incluem relevos ou gravuras representando símbolos mágicos e religiosos, como espirais e motivos em zigue-zague. Um grande número de bens funerários, incluindo vasos, estatuetas, colares, utensílios da vida cotidiana e armas, foram encontrados dentro das câmaras.
Esta antiga tradição testemunha que os antigos povos da Sardenha acreditavam na vida após a morte e na ressurreição dos mortos. A morte era vista como um sono sem limites – um sono eterno.
fonte : ancientpages