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Prefeitura de Costa Rica retoma Expediente Normal a partir de 22 de janeiro

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O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, anunciou o restabelecimento do horário normal de expediente nos órgãos públicos municipais por meio do Decreto nº 5.040 desta quinta-feira (16). A partir do dia 22 de janeiro, o atendimento será realizado das 7h às 11h e das 13h às 17h, após o término das férias coletivas. Essa decisão encerra os Decretos n° 4.949 e 4.976, que implementaram o Plano Preventivo de Contingenciamento de Despesas devido à crise econômica enfrentada pelo município.

Durante os 16 meses em que o plano esteve em vigor, a administração municipal obteve resultados positivos significativos, encerrando o ano de 2024 com um saldo positivo de R$ 31.403.025,78 em caixa. A gestão conseguiu honrar compromissos com servidores e fornecedores, além de realizar uma economia considerável ao racionalizar gastos com energia elétrica e revisar contratos de serviços.

Desde setembro de 2023, a prefeitura havia operado com um expediente reduzido como medida emergencial para enfrentar a crise financeira. As ações incluíram a contenção de gastos em áreas não essenciais e a suspensão da contratação de novos serviços de consultoria e locação.

Com a volta ao horário normal, os secretários e chefes de departamentos estão autorizados a implementar o controle de ponto nos setores, garantindo um registro adequado da jornada dos servidores. A expectativa é que essa mudança permita à gestão retomar suas atividades regulares, sempre mantendo um compromisso firme com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas em Costa Rica.

Fonte:ASSECOM / PMCR

Autor:Silvestre de Castro – Jornalista e Radialista