Início Paranaíba Paranaíba tem primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Paranaíba tem primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Google search engine

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 01 pessoa foi diagnosticada com Monkeypox (varíola dos macacos), de 15 de julho a 14 de outubro de 2022, em Paranaíba.

Portanto, esse é o primeiro caso confirmado da doença aqui no município. Antes da primeira confirmação, Paranaíba apresenta 3 casos descartados de Monkeypox.

O boletim estadual não traz o sexo e idade da pessoa, além da forma de contágio com a doença.

A Secretaria Municipal de Saúda até o momento não se pronunciou sobre o primeiro caso de varíola dos macacos confirmado no município.

Além de Paranaíba os municípios que contabilizaram testes positivos são Campo Grande (98), Dourados (15), Aquidauana e Três Lagoas (4), Costa Rica, Ponta Porã e Maracaju (2), Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Jardim , Chapadão do Sul, Miranda, Sidrolândia, com 1 caso registrado.

Não existe nenhum óbito de varíola dos macacos registrado em Mato Grosso do Sul.

Contágio

As formas de contágio são contato íntimo com desconhecido/parceiro casual e contato com paciente confirmado/suspeito/provável.

Vacina

Segundo o secretário de Estado de Saúde de MS, Flávio Britto, a vacina contra a monkeypox (varíola dos macacos) chega até o fim deste ano em Mato Grosso do Sul. Além disso, não há um mês exato para chegada das vacinas no Estado.

Entretanto, as primeiras vacinas não serão aplicadas em toda a população, mas sim em grupos específicos.

Fonte: rcn67