Na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 12h11min, a Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de maus-tratos a animais, especificamente cães, em uma residência, em Costa Rica. A denúncia apontava que uma família havia se mudado, deixando os animais para trás, e que estes estavam agora vagando pela rua em condições preocupantes.
Ao chegar ao local indicado, os agentes constataram que a residência estava totalmente fechada, com os portões trancados, impossibilitando qualquer acesso aos animais que lá estavam. A situação configurava um claro caso de abandono.
Após conversar com moradores da região relataram que os animais estavam abandonados há alguns dias e descreveram a condição preocupante em que se encontravam.
No local, os policiais constataram a presença de quatro cães abandonados: uma cadela prenha de cor marrom, uma cadela preta com sarna, um cachorro macho preto e uma cachorra fêmea de cor marrom e branca.
Após diligências, os agentes conseguiram localizar o pai do proprietário dos animais, que colaborou na busca pelo responsável pelo abandono dos animais. Posteriormente, ele foi encontrado e questionado sobre a situação.
O homem de 30 anos, afirmou ter se mudado há mais de cinco dias e que, mesmo ausente, costumava retornar à residência para alimentar os animais. No entanto, ele alegou não ter mais acesso à casa, já que os portões estavam trancados e ele não possuía as chaves.
Diante dos fatos, foi lavrado um boletim de ocorrência por crime de maus-tratos a animais e o autor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, sem apresentar lesões corporais. As autoridades competentes tomarão as medidas cabíveis em relação ao crime de Praticar Maus-tratos a animais.
O autor será autuado administrativamente pelo crime de maus-tratos aos cães. Enquanto isso, os animais permanecerão em frente à residência, onde estão sendo providenciados os cuidados necessários até que uma solução adequada seja encontrada para o seu destino.
Fonte: Maikon Leal