Início MS Governo suspende licenças para desmatamento no Pantanal de MS

Governo suspende licenças para desmatamento no Pantanal de MS

Google search engine

Governo suspende licenças para desmatamento no Pantanal de MSPublicada nesta quarta-feira, a medida suspende a ‘supressão de vegetação nativa’ e fica em vigor até a regulamentação de uma lei estadual

Como prometido pelo governo do Estado, foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (16) o decreto que suspende as licenças para o desmatamento de áreas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A medida vale até que a lei estadual sobre o tema seja regulamentada.

Assinado pelo governador Eduardo Riedel e pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o decreto suspende a concessão de licenças ou autorizações para a “supressão de vegetação nativa na Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira e do Bioma Pantanal”.

O mesmo ocorre com os processos em andamento para o corte de árvores nativas isoladas, além de paralisar a instauração de novos pedidos.

Apesar disso, a suspensão não se aplica em algumas condições:

Se a situação for considerada de utilidade pública ou de interesse socialSe for para “limpeza de pastagem nativas e exóticas”; que é a remoção de espécies invasoras em áreas de campo limpo (como as cambará, pateira, pimenteira, aromita, lixeira e canjiqueira) ou remoção das plantas que já foram retiradas e voltaram a brotar, desde que tenham menos de 32 cm.Para isso, no entanto, o produtor rural deve avisar o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) por meio de um comunicado de atividade.

A suspensão já começa a valer nesta quarta-feira (16) e muda um decreto de 2015, assinado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja. Segundo o Riedel, a alteração faz parte das ações para conservação da biodiversidade do bioma pantaneiro.

A intenção é que ela fique em vigor até a homologação da primeira Lei do Pantanal, que deve trazer diretrizes para garantir o bem-estar na produção pantaneira, sem deixar de lado a preservação do bioma.

primeiraPagina

Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax