Início Costa Rica - MS Em Costa Rica, imunocomprometidos podem receber a 4ª dose da vacina contra...

Em Costa Rica, imunocomprometidos podem receber a 4ª dose da vacina contra Covid-19 a partir desta terça-feira

Google search engine

Secretário Municipal de Saúde disse que estoque de vacina é suficiente para essa etapa de imunização

Após a divulgação do Ministério da Saúde autorizando a aplicação da quarta dose da vacina Pfizer em pessoas que possuem doenças imunossupressoras, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, autorizou todos os municípios a começaram essa etapa da imunização a partir desta terça-feira (21).

Em Costa Rica, três unidades de saúdes estão fazendo a vacinação, Vale do Amanhecer, São Francisco e a Central, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, para vacinas contra a Covid-19.

Segundo Jesus Baird, secretário municipal de Saúde, a quarta dose da vacina é recomendada para servir como reforço das anteriores.

“A recomendação é que seja aplicada a todos os indivíduos imunocomprometidos, acima de 18 anos de idade, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses da terceira dose”, acrescenta Baird.

Em Costa Rica 19.030 mil pessoas tomaram a primeira dose, os que retornaram para a segunda dose foram 17.580 mil pessoas e apenas 5.482 mil tomaram a dose de reforço na cidade.

Em relação à quantidade de vacinas, a coordenadora da vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues afirma ser suficiente por se tratar de um público específico.

“Nós temos vacinas em estoque que podem ser retiradas e levadas para as três unidades de saúde costarriquense, de acordo com a demanda necessária para a vacinação”, comenta Laura.

Confira a Lista dos imunocomprometidos

I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
VIII – Pacientes em hemodiálise.
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.