Início Costa Rica - MS Costa Rica prorroga campanha de multivacinação em crianças e adolescentes até o...

Costa Rica prorroga campanha de multivacinação em crianças e adolescentes até o dia 30 de novembro

Google search engine

A campanha multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos foi prorrogada até o dia 30 de novembro. No total, são 18 tipos de imunizantes disponíveis. A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) prorroga o prazo desta campanha para o dia 30 de novembro de 2021, por considerar o impacto desta medida nos resultados finais da campanha e pelos benefícios da vacinação para o público-alvo.
 
O objetivo é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente e atualizar a situação vacinal.
 
Segundo informações da gerente técnica de vigilância epidemiológica, Ellen Rodrigues Pavan, em Costa Rica, até o dia 29 de outubro, 676 crianças e adolescentes até 14 anos do total esperado de 486 haviam ido em uma unidade de saúde para verificar se precisavam atualizar a caderneta. Deste total, 71,89% recebeu a dose de pelo menos um imunizante.
 
“Há algumas faixas etárias, principalmente entre os menores de um ano e crianças com quatro anos, que necessitam tomar várias vacinas, mas isso não quer dizer que estão com a caderneta desatualizada”, explica o secretário municipal de saúde, Jesus Queiroz Baird.
 
“Ainda assim, há muitas crianças com a vacina atrasada, como é o caso do público de 11 anos, um dos que mais está sendo imunizado”, informou.
 
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a prorrogação atende o Ofício Circular nº 295/2021, de 29 de outubro do Ministério da Saúde que define a Prorrogação da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes menores de 15 anos de idade para o dia 30 de novembro de 2021.
 
A prorrogação foi uma decisão do Ministério da Saúde, que analisa o cenário com preocupação pelo não cumprimento das metas de vacinação no território nacional. Em boa parte de MS, há quatro anos a cobertura está abaixo da média.
 
A maior atenção é volta à Vacina Inativada (VIP), que protege contra a poliomielite – doença conhecida como paralisia infantil.
 
No país, há mais de trinta anos não têm registro de novo caso da infecção causada pelo vírus, mas o temor é que a doença também volte.
 
Para se vacinar basta ir a qualquer unidade de saúde de Costa Rica, sendo o horário das salas de vacina, em sua maioria, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
 
Doses disponíveis na campanha multivacinação
 
BGC
Hepatite B
Poliomielite (VIP – inativada)
Poliomielite (VOP – atenuada)
Rotavírus Humano G1P1
Pentavalente
Pneumocócica 10 valente
Meningocócica C (conjugada)
Febre Amarela
Tríplice Viral
Tetraviral
Hepatite A
DTP
Difiteria e Tétano (dT)
HPV
Pneumocócica 23-valente
Varicela
Influenza