Roberto Neves, morador da Fazenda Esplanada, a cerca de 4km do perímetro urbano de Costa Rica (MS), registrou pelo seu celular, o voo de uma ‘arara albina’, que na verdade é uma espécie de arara-canindé com luteinismo.
O flagrante foi enquanto Roberto trabalhava na colheita de grãos da fazenda. A arara albina estava acompanhada de uma outra ave, também uma arara azul.
“Fiquei muito curioso com a beleza da ave. Nunca tinha visto uma semelhante. Me chamou a atenção e fiz questão de registrar o voo em foto e vídeo. Ela é um pássaro muito bonito”, contou Roberto.
O pássaro considerado raro, também já foi avistado em janeiro deste ano, em uma plantação de soja no Distrito da Lage, também em Costa Rica.
Diferenciada
A ave Amarela e com as asas e cabeça branca, a ave é um diferencial. Segundo a médica-veterinária Grasiela Pacheco ao G1, ela é uma arara-canindé com luteinismo, ausência total de melanina com presença de pigmentos carotenóides, por isso a cor amarela. Ela explica que como a ave é diferenciada, os órgãos ambientais não divulgam a localização dela, para evitar que traficantes de animais possam capturá-la.
Sobre o luteinismo, Grasiela conta que é uma deformidade acromática que provoca a ausência de algumas cores nos animais. Ela diz que não é uma doença, mas sim uma condição que pode ser de origem hormonal, alimentar ou genética. “Quando uma ave, por exemplo, tem excesso de melanina, ela fica com a plumagem toda preta”, explica.
Fonte: BNCnoticias