Mato Grosso do Sul é o segundo Estado do país com menor variação de mortes causadas pela Covid-19, com uma redução de 61%, ficando atrás apenas de Rondônia, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26), pelo Ministério da Saúde.
As informações são da mais recente análise diária epidemiológica da Covid-19 do Ministério da Saúde, e, conforme a Pasta, MS está entre os 12 Estados com redução na variação de mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil.
Outras informações dispostas pelo Ministério, compiladas a partir das notificações das Secretarias Estaduais de Saúde, dizem respeito aos estados brasileiros que encontram-se em um cenário de aumento desta variação, sendo: Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
Com essa conjuntura, o Ministério da Saúde reforça o apelo para que a popuação brasileira busque os postos de saúde, para que seja possível completar o ciclo vacinal contra a Covid-19.
A Pasta informa que, a vacinação é a principal ferramenta para derrubar os índices de casos graves e mortes causadas pela doença.
“A vacina Covid-19 vai estar no calendário regular nacional de imunizações, mas nós temos a grande tarefa de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil. Nosso foco também está em vacinar as crianças”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Boletim Epidemiológico
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, dados publicados pelo boletim epidemiológico semanal, divulgado na última terça-feira (24) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), indicam que 986 pessoas testaram positivo e seis morreram de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.
O boletim elencou os registros entre os dias 17 e 24 de janeiro e indica que o Estado já registrou, desde 2020, 602.144 casos confirmados da Covid-19. Além disso, foram 10.975 óbitos confirmados.
A Capital sul-mato-grossense foi o município que registrou a maior quantidade de casos confirmados da Covid-19, foram 136 novos casos em uma semana, seguido de Ivinhema e Sete Quedas, sendo que ambas as cidades registraram 62 casos.
Ainda, segundo o boletim, os municípios de Chapadão do Sul e Camapuã registraram 58 e 55 novos casos, respectivamente
Conforme o balnaço, o Estado possui cerca de 40 pacientes hospitalizados, 27 em leitos clínicos; 13 internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), e 1.647 em situação de isolamento domiciliar.
Dos seis óbitos registrados em uma semana no estado, dois foram confirmados em Campo Grande e nas cidades de Aquidauana, Aparecida do Taboado, Anaurilândia e Paranaíba, houve registro de um óbito em cada município.
Cobertura vacinal
Segundo a SES, cerca de 59% das crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose de imunização contra a Covid-19; e 35% registram a segunda aplicação
Já para a população de 12 a 34 anos, cerca de 86% tomou a primeira dose; 74% a segunda e 51% a dose de reforço.
Por fim, entre os indivíduos que possuem 35 anos ou mais, 90% tomaram a primeira dose de imunizantes contra a Covid-19; 85% a segunda dose; 79% o primeiro reforço e 25% tomaram o segundo reforço contra o coronavírus.
Fonte: Coximagora