Início Costa Rica - MS Acusado de tentar matar ex com golpes de facão vai a julgamento...

Acusado de tentar matar ex com golpes de facão vai a julgamento nesta quinta em Costa Rica

Google search engine

Um ano e um mês depois de tentar matar a ex-mulher de 20 anos com golpes de facão, Gabriel Matos da Silva, de 27 anos, vai a julgamento em Costa Rica. A sessão começa às 8 horas desta quinta-feira (12) e poderá ser acompanhada apenas por quatro familiares, dois do réu e dois da vítima. O crime ocorreu na madrugada do dia 12 de junho de 2020, quando a mulher estava dormindo ao lado do filho de dois anos e foi surpreendida por Gabriel. Ele foi preso uma semana depois.

O juiz que presidirá a sessão de julgamento, Francisco Soliman, disse que não haverá presença de público por conta da pandemia. No entanto, dois familiares do réu e dois da vítima poderão estar presentes, assim como a imprensa, já que o caso foi de grande repercussão no Estado.

Já o réu, pediu dispensa de comparecimento. “O réu está preso preventivamente desde a época dos fatos, em Dianópolis, no Tocantins. Houve a determinação para a condução dele até o plenário para o julgamento, no entanto, durante a semana o acusado pediu a dispensa de comparecimento ao julgamento. Isso foi autorizado e o réu não se fará presente”, explica o juiz.

Soliman complementa que o comparecimento não é uma obrigação. “É bom esclarecer que o réu de qualquer processo criminal tem o direito a presença em juízo para prestar interrogatório, mas não a obrigação. A lei autoriza que o réu não se faça presente”. O juiz afirma que a ordem de transferência para um presidio em Mato Grosso do Sul já foi dada e está aguardando cumprimento pelas autoridades policiais.

Sobre o julgamento, a acusação será promovida pelo promotor George Cássio Tiosso Abbud e a defesa pela defensora pública Khaterine Alzira Avellan Neves. Serão ouvidas: a vítima, a mãe dela, um vizinho que presenciou os fatos e também a irmã do acusado, testemunhas arroladas pela acusação e defesa. “Depois seguirão os debates em plenário. Acreditamos que até às 17 horas haverá resultado do julgamento”, finaliza Soliman.

Além da tentativa de feminicídio, o réu será julgado por estupro, cárcere privado e descumprimento de medidas protetivas de urgência.

O crime

A vítima estava deitada na cama com o filho de dois anos, quando o autor invadiu a casa armado com o facão. Ele começou a golpear a vítima, que utilizou os braços para se defender, em seguida fugiu pulando o muro. A vítima sofreu ferimentos graves nas mãos.

A mãe da jovem contou para a polícia que um vizinho ajudou a socorrer a jovem e a levar primeiramente ao hospital em Costa Rica. Em seguida, ela foi transferida para Campo Grande, onde passou por cirurgia de reconstrução da mão e outros procedimentos cirúrgicos.

Fonte: MS Todo Dia