Início Aparecida do Taboado Aparecida do Taboado confirma primeiro caso de “varíola dos macacos”

Aparecida do Taboado confirma primeiro caso de “varíola dos macacos”

Google search engine

Foi confirmado nesta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso confirmado de “varíola dos macacos” em Aparecida do Taboado.

O primeiro confirmado é um homem de 31 anos que estava com suspeita da doença desde a semana passada e já permanecia em isolamento domiciliar e monitorado pela equipe municipal de saúde. Os exames de confirmação foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, no Rio de Janeiro.

A Secretária Municipal de Saúde, Daiane Pupin, informou que o paciente se encontra bem e que não teve complicações durante o isolamento domiciliar e assegurou à população que o município possui estrutura para manter os pacientes em isolamento hospitalar, caso apareça novos suspeitos com complicações.

Alguns cuidados devem ser tomados, como o uso de máscara, evitar aglomeração, lavar e higienizar as mãos com álcool 70% em forma de prevenção.

Sintomas: Erupções cutânea ou lesões de pele; Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas); Febre; Dores no corpo; Dor de cabeça; Calafrio; Fraqueza.

A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Ainda conforme o Ministério da Saúde úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos. 

Para conferir a transmissão ao vivo realizada pelo Costa Leste Newsclique aqui.

*Com informações Campo Grande News e Prefeitura Municipal