
Costa Rica passa a contar com novos peritos e agentes de polícia cientifica, que tomaram posse na segunda-feira (4), em cerimônia no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. São, ao todo, 10 peritos oficiais, sendo cinco criminais e cinco médicos legistas, sete agentes de polícia cientifica e mais quatro peritos papiloscopistas.
O perito criminal, chefe da criminalística de Costa Rica e presidente do Conseg (Conselho de Segurança de Costa Rica), Rodrigo Evaristo Wenceslau, afirmou que com a chegada dos novos profissionais, o procedimento de exame serão mais rápidos, pois Costa Rica passará a contar com uma sede de IML (Instuto de Medicina Legal). Atualmente, os procedimentos são feitos em Paranaíba.
“Com isso os corpos que antes eram enviados para o IML Paranaíba agora serão atendidos aqui e não vai precisar desse translado. São quase 250 km para ir e 250 para voltar, mais o tempo da análise, as vezes você perde meio dia e outras vezes fica de um dia para o outro para fazer exame, então vai encurtar muito o tempo”, afirmou Rodrigo.
A nova sede ainda não tem data para inauguração, mas ficará sediada na Rua Domingos Augusto Coelho, 511, no prédio temporário do Detran. “Nós iremos fazer uma solenidade na Câmara dos Vereadores, dia 19, as 8h30, para a inauguração da nova sede do IML”, pontuou Rodrigo.
No entanto, para funcionar, os novos profissionais aguardam a chegada de aparelhos. “Todos eles já estão lotados, já estão em Costa Rica, mas como precisa da estrutura, como alguns equipamentos para funcionar o IML, o Instituto de Criminalística, acredito que mais uns 10 a 15 dias para estar em funcionamento”, disse.
Mato Grosso do Sul – No Estado, entre peritos criminais, médicos legistas, agentes de Polícia Científica e peritos papiloscopistas, mais de 270 profissionais tomaram posse dos cargos para atuar nas 14 Unidades Regionais do interior, além da Capital, com vistas a preencher as escalas de perícia e identificação.
Depois de serem aprovados em todas as fases do concurso público iniciado em 2021, os profissionais passaram por curso de formação policial realizado de março a junho deste ano, com 600 horas/aula.
Os profissionais que estão prontos para Costa Rica:
• Peritos Criminais de Costa Rica
o Julia Raquel Lino e Freitas
o Alfrink Haruo Kikuchi Porfirio
o Roge Augusto Tolentino Fernandes
o Sabrina Bassini Pereira
o Renata Rúbia Carvalho Araujo
o Rodrigo Evaristo Wenceslau
o Márcio Tobias Oliveira da Silva
• Peritos Médicos Legistas de Costa Rica
o Juliano Parmigiani
o Leonardo Pereira Alves
o Ricardo Yutaka Ota
o Talita Franco Pasquantonio
o Waner Neiva Fonseca Junior
• Agente de Polícia Científica de Costa Rica
o Stella Bettiol de Freitas Ahad de Oliveira
o Guilherme Giarola de Almeida
o Rodrigo Borges Gomes
o Sttefany Salina dos Santos
o Agnaldo Martins da Silva Junior
o Andréa Ramalho Mihaliuc
o Natalia Franco Pasquantonio
• Peritos Papiloscopistas
o Lara Cristina Gonçalves Lopes
o Tatiana Dos Santos Ferreira Ortega
o Thiago Ferreira Pussoli
o Yan Carlos Goncalves Brunetta
o Cacildo Lacerda Amorim
o Débora Lira Colombelli
Fonte: MS Todo Dia