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Projeto de arquitetura urbana das últimas décadas começa a ser discutido em Chapadão do Sul

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Começou a ser rediscuto o maior projeto arquitetônico que mudará o visual da área central de Chapadão do Sul. A construção de um anel rodoviário e o rebaixamentos da MS-306 vinham sendo discutidos pelo Poder Executivo e entidades de classe ao logo do ano passado. A construção dos viadutos da Avenida Onze e a rua Vinte e Três divide opiniões até hoje. Para uns as elevadas não tiveram um bom acabamento e passam a impressão de divisão da cidade ao meio. Já outros avaliam que não tinha outra formatação a não ser a atual. O assunto foi tratado pelo prefeito João Carlos Krug, o presidente da Way-306 (Paulo Lopes), o engenheiro Alexandre de Souza e técnicos da Agems, Edson Alves Delgado e Vinícius Echeverria.

A pauta foi o contorno da Rodovia MS-306, Alça 306, na cidade de Chapadão do Sul e o acesso por dentro da cidade. Krug ressaltou que essa obra será de grande importância para o município, tendo em vista que o atual modelo de passagem da rodovia na área urbana divide  a cidade em duas, criando funis no trânsito nos horários de rusch  e  favorece apenas quem passa direto sobre os viadutos ao invés da população.

Em breve será realizada nova reunião de Apresentação do Projeto e Consulta Pública para tratar do tema e finalizar o projeto que seja o mais benéfico à população sul-chapadense.  Em setembro do ano passado a prefeitura  realizou coletiva de imprensa no plenário da Câmara Municipal para mostrar a prévia do projeto de adequação e melhorias na travessia urbana da MS-306 que hoje dividi a cidade em duas e  gera reclamações da população, principalmente  em relação aos dois viadutos.

Alexandre – representando a concessionária Way-306 – discorreu sobre o projeto elaborado pelo governo do estado que a empresa  que vencesse a  concessão da MS 306 teria que adequar os dois viadutos existentes, a construção de mais um na frente da rodoviária. O Projeto – além de impactar os comerciantes e a população – teria a duração de aproximadamente três anos. Durante esse período a rodovia teria que ser desviada para ruas marginais pela Brasil e Avenida Dois. Quanto tiver concluído diminuiria o número de acesso da rodovia para a cidade.  

Na ocasião o Secretário de Infraestrutura e Projetos Ricardo Bannak  e o prefeito João Carlos Krug apresentaram  o projeto elaborado pela equipe da SINFRA. Este novo projeto começa com a construção do rodoanel da MS-306, que iniciaria um pouco antes do Posto Novo Mato Grosso, passando ao lado do trilho da Rumo, saindo na BR-060.

Já no perímetro urbano, a antiga rodovia  MS-306 passaria por uma completa revitalização como a nivelação para deixá-la da mesma altura das duas vias, não dividiria a cidade e traria maior acessibilidade à população. Serão quatro pistas de rolagem com sete passagens entre uma via e outra. O projeto foi baseado nas Avenidas Afonso Pena em Campo Grande e a Bady Bassit em São José do Rio Preto (SP). Krug destacou que no futuro também poderá ser feito uma pista de ciclismo no espaço entre as duas avenidas e o aumento de estacionamento em algum local estratégico.