Em outubro do ano passado o jornalista Leila Regenold, de Campo Grande, ficou surpresa com postagem do Balneário de Costa Rica em seu perfil do Facebook. As imagens e vídeos com águas límpidas e cenário aprazível viralizou com mais de três mil compartilhamentos e 80 mil visualizações. Este resultado é foi reflexo da formatação feita pela atual administração que mantém os passeios revitalizados e a piscina do balneário limpíssima como nunca se viu e atendimento ao turista com alto padrão no local. A novidade neste contexto é a construção do complexo turístico do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), num investimento de R$ 442.731,38 com recursos do Governo do Estado, da União e tocado pela Estrutural Construtora.
O Centro está localizado na Avenida José Ferreira da Costa e será uma importante ferramenta para fomentar o turismo regional, estadual e mundial em Costa Rica. O município integra um trade turístico belíssimo cercado por quatro parques naturais abertos a visitantes para o contato com a mata virgem, exploração de trilhas e sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos. Os parques são: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. https://www.youtube.com/embed/JHezane-Idg?start=1&feature=oembed
Com os parques, os arredores da cidade têm uma grande variedade de atrativos, como o arvorismo, atividade que consiste na travessia entre plataformas montadas nas copas das árvores, cachoeiras, balneários de piscinas naturais, trilhas para caminhadas em meio a natureza e safaris de observação da fauna e flora. Os sítios arqueológicos estão lá há 11 mil anos com vestígios de cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região. O acesso ao parque é pela rodovia que liga Costa Rica a cidade de Paraíso das Águas.