O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 foi oficialmente lançado em um evento que ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande nesta terça-feira, 14 de janeiro de 2025. Organizado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o evento foi aberto ao público e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, e o secretário de Governo, Rayner Moraes Santos. Durante o lançamento, foi apresentado o mascote do campeonato, além de novidades sobre o regulamento e a tabela de jogos.
Ao lado do presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, a mesa de autoridades foi composta pelo vice governador José Carlos, pelos deputados Gerson Claro e Vander Loubet, pela promotora Jaceguara Dantas da Silva, pelo presidente do Presidente Tribunal de Justiça de MS (TJMS), Marcelo Honório, e também pelos secretários Sandro e Marcelo Miranda.
O presidente-interino da FFMS, Estevão Petrallás, destacou o empenho em fortalecer os clubes e promover um ambiente de respeito e transparência na competição. “Estamos empenhados em empoderar os clubes participantes, fortalecendo suas bases e promovendo uma competição marcada pelo respeito, pela organização e pela transparência. Nosso objetivo é transformar o nosso futebol – afirma Estevão Petrallás. — Nós temos que caminhar junto […] Não vamos olhar para trás, o que deixou de fazer e o que foi feito, isso não é problema nosso. Nós temos que cuidar daqui para frente. Temos que esquecer dos problemas para poder pensar no avanço — disse o presidente.
Durante o lançamento do Campeonato, também foi a campanha de respeito às mulheres. Segundo a promotora Jaceguara Dantas da Silva, a campanha nasceu da vontade de modificar uma realidade que tem impactado a vida de todas as mulheres. — “As mulheres merecem respeito. O futebol é celebração, não violência. Vamos usar esse potencial para combater preconceitos, especialmente contra mulheres e o racismo. ” – ressaltou a promotora.
Para o presidente do TJMS, Marcelo Honório, o desejo é de muita competitividade para o Campeonato, mas sobretudo honestidade. — “Asseguramos que o foco é a honestidade e a justiça no futebol, enfrentando desafios diários para garantir integridade nas competições. Estamos aqui para apoiar e transformar a paixão pelo esporte.” — finalizou.
Parte da diretoria da Cobra do Norte também esteve presente no lançamento. O Costa Rica Esporte Clube (CREC) se prepara para sua estreia no dia 19 de janeiro de 2025, enfrentando o Coxim no estádio Noroeste na cidade de Aquidauana. Com um novo formato, o campeonato contará com 55 jogos, iniciado em 18 de janeiro e culminando na final em 6 de abril.
Fonte:ASSECOM / PMCR / G1 MS / GE MS e TV Morena
Autor:Silvestre de Castro – Jornalista e Radialista