Início Costa Rica - MS 1º Secretário Juvenal da Farmácia solicita reforço para serviços periciais em Costa...

1º Secretário Juvenal da Farmácia solicita reforço para serviços periciais em Costa Rica

Google search engine

Na 12ª sessão da Câmara, realizada nesta segunda-feira, 28, o vereador 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos apresentou a indicação nº 126. O documento solicita ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sr. Antonio Carlos Videira, a designação de, no mínimo, dois médicos legistas e um técnico papiloscopista para atuar no município.

O parlamentar explicou que o município enfrenta uma situação crítica devido à falta de profissionais essenciais na área da perícia oficial. “A unidade local do Instituto Médico Legal (IML) está com apenas três médicos legistas, após a exoneração dos profissionais anteriormente lotados, resultando na paralisação de serviços indispensáveis à Justiça e à Segurança Pública, como exames necroscópicos, de lesão corporal e corpo de delito. Esse foi um pedido antigo desta Casa de Leis, que desde 2013 lutou para que o município tivesse o IML, e agora pedimos que o Estado nos dê esse suporte, realoque novos médicos ou faça um novo concurso”, disse o parlamentar.

Costa Rica é responsável por atender diversas cidades da região, sendo fundamental na estrutura da segurança pública estadual. Portanto, também se faz urgente a designação de um técnico papiloscopista para manter ativas as atividades de identificação e exames de impressões digitais, tanto em investigações criminais quanto na emissão de documentos oficiais.

Essa deficiência tem gerado inúmeros transtornos para os órgãos da Polícia Civil, Poder Judiciário e população, que sofre com atrasos e deslocamentos para outros municípios em situações delicadas, como óbitos e ocorrências policiais que dependem de perícia para prosseguimento legal.

Diante dos impactos sociais, legais e administrativos dessa carência, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos solicita a especial atenção do Secretário de Estado para o atendimento desta demanda em caráter prioritário, visando assegurar a continuidade e eficiência dos serviços periciais na região.

Renovamos votos de estima e consideração, certos de que essa solicitação será acolhida com a sensibilidade e responsabilidade que o tema exige.

Informações:

Cassiane Mews – Assessora de Imprensa.