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100 dias de Governo: Com aulas remotas, Educação investe em tecnologia, capacitações e infraestrutura para retorno presencial

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No último sábado (10) o Governo Municipal chegou aos primeiros 100 dias de gestão, um período marcado por relevantes ações em todas as secretarias e autarquias. Com o início do ano letivo por meio de aulas remotas, a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) tem investido em tecnologia, capacitação dos servidores e na manutenção das Escolas, CEI´s (Centros de Educação Infantil) e veículos, preparando uma infraestrutura completa para o retorno das aulas presenciais.

Conforme a secretária municipal de Educação, professora Maria Barbosa, o período tem sido muito importante e de muito aprendizado. “Pudemos conhecer, organizar, reestruturar e formar equipes de trabalho, além de planejar as ações e estratégias de trabalho para o decorrer do ano letivo. Construímos o alicerce para nossas ações futuras e hoje já temos metas e objetivos bem claros do que queremos e o quanto podemos” ressaltou a gestora.

A SEMED também realizou um processo seletivo simplificado, onde 218 professores foram lotados conforme sua colocação, sendo 83 para anos iniciais, 71 para educação infantil, 22 professores de língua portuguesa, 7 de ciências, 14 de educação física, 2 de artes, 6 de geografia, 7 de história e 6 de matemática.

“É momento de agradecer o empenho dos educadores do município e toda a equipe da Secretaria de Educação, que não estão medindo esforços neste período de pandemia para levar o ensino pra dentro dos lares dos alunos costarriquenses” comentou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Confira abaixo as ações desenvolvidas pela Secretaria nos 100 dias:

Engenharia:

  • Manutenção do encanamento, troca das torneiras e sifões dos banheiros, manutenção do telhado do auditório e da cozinha da Escola Joaquim Faustino Rosa.
  • Manutenção e reforma do telhado, instalação de 75 metros de encanamento nas piscinas e auditório, drenos da água, instalação e troca de torneiras nos banheiros, construção de 12 metros de calçadas e manutenção da parte elétrica, da Escola Fabio Rodrigues Barbosa.
  • Reparos e manutenção da rede hidro sanitária, instalação da caixa d’água troca e reparo do telhado da escola Francisco Martins Carrijo.
  • Reparo e manutenção na rede de esgoto, manutenção das portas dos banheiros e vestiários, instalação e adequação das torneiras dos banheiros e vestiários, manutenção da lavanderia, da Escola Adenocre Alexandre de Moraes.
  • Reparo e manutenção do telhado da Escola Vale do Amanhecer.
  • Reparo, reforma e pintura da casa do servidor, Construção de varanda na frente e no fundo da escola, construção de calçadas na frente e no fundo da escola, manutenção do telhado e banheiros, troca das caixinhas d’água dos banheiros, instalação de lâmpadas e tomadas. Escola Cotrisa da Baús-Polo.
  • Reforma, manutenção da instalação elétrica e hidráulica, pintura do prédio e reforma na casa do servidor, troca de chuveiros e lâmpadas da Escola Belonizia Paulino de Oliveira.
  • Manutenção e reparos no telhado e calhas, adaptação da rede elétrica, adaptação das tomadas, Instalação de 06 kits de totem, vazamento de água e drenagem, troca de chuveiros do CEI Ilidia Lacerda de Almeida.
  • Manutenção e reparos na rede sanitária, manutenção do telhado, troca de forro e reparos de portas, manutenção da rede de esgoto, manutenção no registro dos banheiros do CEI Ambrosina Paes Coelho.
  • Instalação dos lavatórios femininos e masculinos, instalação de pias e bancadas na cozinha em granito, manutenção do encanamento da lavanderia, reparos nas calçadas, ligação de agua nos vasos sanitários, do CEI Davina Correia.
  • Reparo e manutenção da rede hidro sanitária e manutenção das portas do CEI Sonho Meu.
  • Manutenção e reparo das calhas e do Forro do CEI Sonho da Vovó.
  • Manutenção do telhado, laje e caixa de esgoto do CEI Sonho de Ninar.
  • Reforma e ampliação do auditório da SEMED, contendo: Palco. Plateia, sala dos motoristas, banheiros, copa e revitalização da fachada. (Obra iniciada na gestão anterior)

Depósitos:

  • Os depósitos foram, higienizado, dedetizados, pintados e organizados por setores com controle de entrada e saída de mercadoria.

Ônibus:

  • Todos os ônibus passaram por revisão e manutenção, estão prontos para fazer o transporte escolar.
  • Recebemos 06 ônibus novos, deste 03 do governo Federal, com capacidade para 31 passageiros, 03 do governo Estadual, 01 com capacidade de 59 passageiros, e 02 com capacidade de 29 passageiros.

Inspeção Escola:

  • Tivemos também o Processo Seletivo Simplificado, onde os professores foram lotados conforme sua colocação no processo.
  • Formação e capacitação para instituições normativas 1º para todos os servidores das Secretarias.
  • Capacitação do sistema de informações da SEMED(Nota, diário, calendário, matricula, transferência..) um servidor de cada escola.
  • Autuação dos Processos das Escola Cotrisa de Baús, e dos centros de Educação infantil:  Ilidia Lacerda de Almeida, Davina Correa e Sonho Meu.
  • Atualizações cadastrais dos diretores e dirigentes nas Plataformas do FNDE.
  • Formação da Comissão de Monitoramento do PME; Monitoramento do Protocolo de Biossegurança; Fórum Municipal de Educação; Equipe Técnica da Comissão de Monitoramento do PME.

Central de vagas:

 Foram matriculadas 186 crianças das Creches I,II,II, e IV.

Departamento de Compras

  • Licitação de merenda;
  • Licitação complementar do IPIs;
  • Casa contêiner para os motoristas que ficam em lugar de difícil acesso;
  • Licitação de cortinas para escola e CEIs;
  • Licitação de material pedagógico;
  • Licitação de material de construção;
  • Compra de algumas ferramentas para os pedreiros;
  • Compra de material para manutenção das piscinas.
  • Higienização dos ares das Escolas e CEIs.
  • Higienização de reforma do Climatizadores das Escolas e CEIs.
  • Manutenção da iluminação das quadras das escolas.
  • Substituição da tela verde das portas e janelas das cozinhas por tela de mosquiteiro.

Setor do TI

  • Manutenção, reparo e substituição dos computadores da escola Cotrisa de Baús -Polo.
  • Manutenção e reparo dos computadores nas salas dos professores das Escolas: Joaquim Faustino Rosa, Vale do Amanhecer, Francisco Martins Carrijo, Escola Belonizia Paulino de Oliveira, CEI Sonho Meu, CEI Sonho de Ninar, CEI Davina Correia, CEI Ambrosina Paes Coelho, CEI Ilídia Lacerda de Almeida.
  • Manutenção das redes de internet das Escolas e CEIs.
  • Manutenção e ampliação da internet da Escola Belonizia Paulino de Oliveira,
  • Manutenção das impressoras, e notebooks das escolas e CEIs.
  • Substituição de notebooks.
  • Instalação e manutenção de roteadores.
  • Manutenção e reparo da instalação elétrica das lousas digitais.
  • Manutenção e instalação dos computadores da SEMED.
  • Aquisição da UPN (para interligar a rede de internet da SEMED)
  • Instalação de fibra óptica na SEMED, Garagem e CEI Sonho da Vovó.
  • Formação dos professores de tecnologia.
  • Formação da lousa digital.
  • Instalação da rede no auditório.
  • Licitação e cotação dos equipamentos de som para o auditório.
  • Implantação do programa: google for education.

Departamento de Acompanhamento e Analise Prestação de Contas e Gestão de Programas Federais

  • Elaboração das prestações de Contas do PNATE, PNAE, PDDE E Ações Agregadas, Manutenção da Educação Infantil
  • Reuniões com o conselho de Alimentação Escolar-CAE para apresentação das prestações de contas e Emissão de Parecer Conclusivo
  • Reuniões com o CACS/FUNDEB -Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB para apresentação das prestações de contas de novembro e dezembro e Emissão de Parecer Conclusivo do exercício de 2020.
  • Capacitação Ministrada para Novas Diretoras das Instituições Municipais da Rede Pública de Ensino, sobre PDDE e suas Ações Agregadas.
  • Cadastramento das Novas Diretoras das Instituições Municipais da Rede Pública de Ensino no sistema GOV.BR, garantindo acesso aos Módulos Relacionados ao PDDE e suas Ações Agregadas.
  • Foi instituído pela Lei Municipal n° 1.587 de 11 de março de 2021, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB conforme estabelece a Lei Federal n° 14.113 de 25 de dezembro de 2020 (Lei do novo FUNDEB).
  • Processo Eleitoral em elaboração para compor o CACS/FUNDE, sendo que o primeiro mandato que terá vigência até 31/12/2022, após este período os demais mandatos passam ater vigência 04 anos sem a possibilidade de recondução.

Ações do Núcleo de Formação e Apoio Pedagógico

  • Organização da Matriz Curricular.
  • Participação na elaboração do Protocolo de Biossegurança.
  •  Organização do Currículo para o 1° bimestre.
  •  Organização dos objetivos de aprendizagem para creche e pré-escola por eixo temático.
  • Contextualização de atividades pedagógicas para o 1° bimestre para creche e pré-escola.
  • Elaboração do projeto Educação para o Trânsito “Maio Amarelo”
  • Organização e atualização do projeto “Buscando novos sonhos”.
  • Levantamento dos materiais de suporte pedagógico de educação Física por escola.
  • Elaboração das planilhas de avaliação do desempenho para cada turma e disciplina.
  • Elaboração das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 9º ano.
  • Elaboração do material de orientação pedagógica para a disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo para o 1º ano do Ensino Fundamental.
  • Adesão à Olímpiada de Língua Portuguesa.
  • Criação da logo para o SAAREME (Sistema de Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino).
  • Correção das avaliações SAAREME.
  • Construção dos objetivos e habilidades dos componentes curriculares “Civismo e Cidadania” e “Práticas Tecnológicas”.
  • Suporte pedagógico, elaboração de apostilas, Educação financeira, Orientação pedagógica em Língua Portuguesa e Orientação Pedagógica em Matemática.
  • Elaboração do documento normativo (resolução) e de apresentação do SAAREME (Sistema de Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino).
  • Elaboração da minuta dos projetos “Arraial Solidário”, “Expo kids” e “Expo Jovem”.
  • Elaboração e encaminhamento das fichas de identificação dos estudantes da educação especial, para as escolas com Salas de Recursos Multifuncional.
  • Elaboração e organização da ficha de planejamento das Salas de Recursos.
  • Elaboração das fichas/Cronograma para o atendimento dos estudantes da SRM.
  • Levantamento dos materiais pedagógicos, mobiliários e de equipamentos das Salas de Recursos Multifuncionais.
  • Elaboração das avaliações diagnósticas adaptadas para os estudantes da Educação Especial do 1º ao 9º ano.
  • Organização dos materiais de formação e de estudos para as professoras da SRM.
  • Elaboração do Diário de Bordo e orientação às professoras da SRM sobre a prática e uso do diário.
  • Reelaboração e encaminhamento das fichas de avaliação, dos estudantes da Educação Especial para a SRM.
  • Reelaboração do PEI (Plano Educacional Individualizado) para os devidos encaminhamentos e orientações junto às professoras da SRM.
  • Reunião com coordenadores da Educação Infantil no dia 08/02. Temas: Fundamentação teórica “O estudo da BNCC na Educação Infantil”, Direitos de aprendizagem e Campos de experiências; Apresentação curricular; Estudo da Matriz Curricular.
  • Levantamento da lotação por escola e número de alunos.
  • Reunião com os coordenadores do Ensino Fundamental sobre organização das aulas remotas.
  • Reunião com coordenadores pedagógicos da Educação Infantil no dia 11/02. Temas: Planejamento; Organização das instituições; Discussão do Protocolo de Biossegurança.
  • Formação com a equipe da Saúde sobre Protocolo de Biossegurança, para corpo administrativo e equipe pedagógica.
  • Adequação do Protocolo de Biossegurança nas Instituições escolares.
  • Formação com os coordenadores de educação Infantil no dia 11/03.Temas:  Divisão das Temáticas norteadoras para regente 1 e regente 2;Contextualização de atividades pedagógicas.
  • Formação com os coordenadores do Ensino Fundamental sobre a divisão das habilidades a serem trabalhadas no 1° e 2° bimestre. Temas: Divisão das Temáticas norteadoras para regente 1 e regente 2; Contextualização de atividades pedagógicas.
  • Formação com professores de Arte. Temas: Divisão das Unidades temáticas, Objetos de conhecimento e Habilidades de Arte; Contextualização de atividades pedagógicas.
  • Formação com Paulo Humberto destinada aos professores de Práticas Tecnológicas.Temas:Levantamento dos componentes curriculares; Construção e divisão dos objetos de conhecimento e habilidades das práticas tecnológicas.
  • Apresentação de sugestões e acompanhamento para planejamento com os professores do Componente Curricular de Educação Física.
  • Divisão das Unidades temáticas, Objetos de conhecimento e Habilidades do 1º e 2º bimestres com os professores do Componente curricular de Educação Física.
  • Orientação às professoras da sala de recursos quanto à organização das apostilas adaptadas.
  • Acompanhamento do planejamento do período integral (desporto educacional “natação” e “jogos de mesa”).
  • Reunião com todos os coordenadores (15/03) com a seguinte pauta: Formação sobre avaliações externas e da aprendizagem; Análise dos dados do Saeb; Divulgar o SAAREME (Sistema de avaliação da aprendizagem da Rede Municipal de Ensino); Analisar as avaliações;Decidir sobre as datas e realização das avaliações considerando o aumento vertiginoso nos casos de Covid em nosso município e estado;  Definir estratégias para o trabalho de análise dos resultados das avaliações e replanejamento nas escolas.
  • Reunião com as professoras da sala de recursos nos dias 19/02 e 26/02 com as seguintes pautas: Matrícula SRM, Identificação dos estudantes, Planejamento, Escala e cronograma para os atendimentos, Apostilas adaptadas, PEI, Avaliação Diagnósticas e Diários de bordo.

Assessoria de Comunicação